Seguidores

Olá!

Seja bem vindo ao Geofácil. Atenção pelo mural de recados eu não tenho como te responder, pois não tenho acesso a teu e-mail. Você é o visitante número



Este blog foi desenvolvido para o trabalho da disciplina de Geografia e áreas afins com estudantes do Ensino Básico. Caso necessite de algum gabarito ou outras informações, o e-mail é sergiogta2007@hotmail.com
Que Deus abençoe poderosamente a sua vida

domingo, 4 de abril de 2010

Projeto Geografia em quadrinhos

Justificativa:
O ensino da geografia dos continentes ou geografia mundial, geralmente distribuído as turmas de oitavo e nono ano (sétima e oitava série), sempre esbarraram na dificuldade de o aluno se inserir dentro do contexto. Mesmo com o trabalho detalhado do professor e o uso de diversas ferramentas disponíveis como filmes, internet, imagens, entre outros, o estudante ainda apresenta dificuldades em compreender esses “mundos” distantes da sua realidade. O projeto atual busca de forma mais interativa mudar essa realidade, proporcionando ao próprio educando criar o seu material de estudo, elaborar o seu roteiro, classificar os aspectos que considerem relevantes e apresentar o resultado final através de histórias em quadrinhos feitas manualmente ou digitalizadas. Com isso, espera-se um aprimoramento na compreensão dos conteúdos trabalhados facilitando a aquisição de varias habilidades relacionadas a capacidade de estudar, dar relevância aos diversos conteúdos, criatividade, desenvolvimento do seu próprio material e trabalho em grupo.
Objetivo:
Levar o aluno a obter conhecimento sobre as mais variadas culturas, os mais diversos lugares, curiosidades e aspectos relevantes da geografia mundial;
Competências a serem alcançadas:
• Diferenciar níveis de desenvolvimento econômico, científico e tecnológico entre as diversas regiões, continentes e países do globo terrestre.
• Perceber a grande diversidade natural, social, econômica e cultural entre as regiões e os países do mundo.
• Fazer com que o aluno construa uma autonomia enquanto sujeito que busca, pesquisa e elaborar conhecimentos para a compreensão do mundo.
Procedimentos:
Os alunos serão distribuídos em grupos. Cada um ficará responsável pela pesquisa, coleta do material e elaboração de uma revista em quadrinhos que conte alguns detalhes e aborde os principais aspectos culturais, sociais e naturais pesquisados. Cada conjunto de alunos será responsável por uma região do globo, divididas por características diversas, como o Mundo Árabe, a China, A Índia, a África Subsaariana, o Norte do Continente Africano, a América Latina e outros.
Criaram personagens caracterizados que estarão inseridos na história, fazendo parte da mesma ou contando – as. Esses personagens deverão apresentar os aspectos relevantes da região em questão de forma que, o leitor possa conhecer lendo a história.
Os quadrinhos serão divulgados no jornal da Escola, serão também escaneados e disponibilizados na internet através do endereço www.geofacil.blogspot.com, e também disponibilizados na biblioteca da escola como fonte de leitura e pesquisa.
Cronograma simplificado:
Distribuição dos grupos e temas - Abril.
Pesquisa - Abril.
Desenvolvimento do material - Abril.
Confecções dos quadrinhos - Abril e Maio.
Apresentação do resultado final - Maio e Junho.

O acompanhamento será feito pelo professor e se dará durante as aulas e nos horários estabelecidos para reforços da turma.

Temas escolhidos:
• Continente Asiático:
China;
Índia;
Japão;

Oriente Médio;
• África
África do Norte;
África Subsaariana;

• Europa
Leste Europeu;
União Européia;
• América
Estados Unidos e Canadá;
América latina;
Como Ficou distribuido os temas entre os alunos:
Oriente Médio
Renata Aparecida
Annie D’Angelis
Micheli Bernardes
China
Ana Paula de Carvalho
Késia Borges
Cléria Rita
Índia
Gabriel Felipe
Rafael Diogo
Carlos Eduardo
África Subsaariana
Jaderson Marques
Magno Eduardo
Geovane dos Santos
África do Norte
Thalisson Batista
Kássia Regina
Aline Serafim
União Européia
Denise Américo
Eduardo Felipe
Rosangela Lima
Leste Europeu
Ana Paula Lobato
Yanka Alisson
Austrália
Ana Carolina Pereira
Andressa Bussolaro
Rúbia Martinhago
América Anglo-Saxônica
Sananda Teixeira
Marina Pavanate
Andrieli Tesck
América Latina
Michelle Walz
Sthefany Beatriz
Ana Cristina Botesini
Yulissa Milani
Avaliação
Nesse trabalho a avaliação tem o papel de acompanhar o processo como um todo, não como um fim, mas um meio de identificar os avanços e as dificuldades de cada um, reorientando o trabalho sempre que necessário e avaliando a capacidade de trabalhar em grupo, o comprometimento e responsabilidade, bem como a criatividade na elaboração do material final.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá professor.
Sou a Liz do blog http://vocesabendomais.blogspot.com
Vim fazer uma visita e adorei seu blog.
Por isso, indiquei-o em minha página como Blog amigo.
Um abraço
Liz

Janete disse...

Olá professor Sergio
Sou Janete sou professora de geografia e estou fazendo pós-graduação em geografia e meio ambiente, sou de Fortaleza- Ceará, mas moro no interior do estado em Várzea Alegre - Ce, adorei o seu blog, estou sempre procurando texto sobre geografia.
Um abraço
Janete

Marlene disse...

Boa noite professor, interessante seu projeto, espero ver, depois de pronto, postado juntamente com seus alunos. Parabéns.

ney disse...

Olá! Estava passeando pela net e encontrei o seu blog.
Como gosto de novidades, achei o máximo esta atividade em HQS.
Um grande abraço!