Olá!

Seja bem vindo ao Geofácil.








Este blog foi desenvolvido para o trabalho da disciplina de Geografia e áreas afins com estudantes do Ensino Básico. Caso necessite de algum gabarito ou outras informações, o e-mail é sergiogta2007@hotmail.com

Que Deus abençoe poderosamente a sua vida



Seguidores

terça-feira, 6 de maio de 2014

Projeto de Trabalho e Pesquisa
Tema

Historiografia de Guarantã do Norte – Mato Grosso

Subtemas

 Levantamento dos dados estatísticos dos bairros Aeroporto, Cotrel, Jardim Vitória, Santa Marta, Araguaia, etc.
História de vida dos primeiros moradores.

Objetivos

 Desenvolver no aluno o caráter investigativo, motivando-o a prática da iniciação científica proporcionando capacidades e habilidades de gerar conhecimento e agregar valores ao processo aprendizagem.
Conhecer a geografiae a históriado município, através de uma minuciosa pesquisa de campo.

Habilidades e Competências:

Competencia 01 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
Habilidades para essa competência:
·         Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
·         Analisar a produção da memoria pelas sociedades humanas.
·         Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
·         Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
·         Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.
Competência 02 – compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
Habilidades para essa competência:
·         Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.
·         Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.
·         Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere a dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
·         Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
·         Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.
Competência 03 – Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do individuo na sociedade.
Habilidades para essa competência:
·         Identificar o papel dos mios de comunicação na construção da vida social.
·         Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere as mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
·         Analisar a importância dos valores éticos na estruturação politica das sociedades.
·         Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
·         Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

Procedimentos Metodológicos

Elaboração do projeto de pesquisa.
Pesquisa bibliográfica
Entrevistas e aplicação de questionários.
Levantamento de material documental.
Tabulação dos dados e elaboração dos gráficos.
Analise e transcrição das entrevistas.
Elaboração de um mural
Apresentação final.

Cronograma

Maio – Elaboração do projeto e distribuição dos grupos e temas;
Junho –
Julho – Levantamento bibliográfico e documental, elaboração e aplicação dos questionários e entrevistas.
Agosto -Apresentação de relatório parcial e revisão.
Setembro – tabulação de dados e transcrição das entrevistas.
Outubro – elaboração do texto final.
Novembro – elaboração do mural e apresentação.

Avaliação


Será processual através da quantificação e qualificação do material do relatório parcial e da revisão no 3º Bimestre, concluindo com a elaboração do texto final, mural e apresentação no 4º Bimestre.

Nenhum comentário:

Oriente Médio

Assista também aos vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=Hn96hId_4B0 https://www.youtube.com/watch?v=vCxq0bduGgg