Projeto de Trabalho e Pesquisa
Tema
Historiografia
de Guarantã do Norte – Mato Grosso
Subtemas
Levantamento dos dados estatísticos dos
bairros Aeroporto, Cotrel, Jardim Vitória, Santa Marta, Araguaia, etc.
História de
vida dos primeiros moradores.
Objetivos
Desenvolver no aluno o caráter investigativo,
motivando-o a prática da iniciação científica proporcionando capacidades e habilidades de gerar conhecimento e agregar valores ao
processo aprendizagem.
Conhecer a geografiae
a históriado município, através de uma minuciosa pesquisa de campo.
Habilidades e Competências:
Competencia 01 – Compreender os elementos
culturais que constituem as identidades.
Habilidades
para essa competência:
·
Interpretar historicamente e/ou geograficamente
fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
·
Analisar a produção da memoria pelas sociedades
humanas.
·
Associar as manifestações culturais do presente
aos seus processos históricos.
·
Comparar pontos de vista expressos em diferentes
fontes sobre determinado aspecto da cultura.
·
Identificar as manifestações ou representações
da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.
Competência 02 – compreender as
transformações dos espaços geográficos como produto das relações
socioeconômicas e culturais de poder.
Habilidades
para essa competência:
·
Interpretar diferentes representações gráficas e
cartográficas dos espaços geográficos.
·
Identificar os significados
histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.
·
Analisar a ação dos estados nacionais no que se
refere a dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de
ordem econômico-social.
·
Comparar o significado histórico-geográfico das
organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
·
Reconhecer a dinâmica da organização dos
movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na
transformação da realidade histórico-geográfica.
Competência 03 – Utilizar os conhecimentos
históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da
democracia, favorecendo uma atuação consciente do individuo na sociedade.
Habilidades
para essa competência:
·
Identificar o papel dos mios de comunicação na
construção da vida social.
·
Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas
no que se refere as mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
·
Analisar a importância dos valores éticos na
estruturação politica das sociedades.
·
Relacionar cidadania e democracia na organização
das sociedades.
·
Identificar estratégias que promovam formas de
inclusão social.
Procedimentos Metodológicos
Elaboração do projeto de pesquisa.
Pesquisa bibliográfica
Entrevistas e aplicação de
questionários.
Levantamento de material documental.
Tabulação dos dados e elaboração dos
gráficos.
Analise e transcrição das
entrevistas.
Elaboração de um mural
Apresentação final.
Cronograma
Maio –
Elaboração do projeto e distribuição dos grupos e temas;
Junho –
Julho –
Levantamento bibliográfico e documental, elaboração e aplicação dos
questionários e entrevistas.
Agosto
-Apresentação de relatório parcial e revisão.
Setembro –
tabulação de dados e transcrição das entrevistas.
Outubro –
elaboração do texto final.
Novembro –
elaboração do mural e apresentação.
Avaliação
Será
processual através da quantificação e qualificação do material do relatório
parcial e da revisão no 3º Bimestre, concluindo com a elaboração do texto final,
mural e apresentação no 4º Bimestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário