Olá!

Seja bem vindo ao Geofácil.








Este blog foi desenvolvido para o trabalho da disciplina de Geografia e áreas afins com estudantes do Ensino Básico. Caso necessite de algum gabarito ou outras informações, o e-mail é sergiogta2007@hotmail.com

Que Deus abençoe poderosamente a sua vida



Seguidores

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Meio Rural

Questões de Vestibular sobre o Meio Rural
01-(UNICAMP)“A produção de grãos no Brasil na safra 2009/2010 será recorde (147,10 milhões de toneladas), superando em 8,8% o volume produzido na safra 2008/2009 (...). A área plantada na safra 2009/2010 é de 47,33 milhões de hectares, 0,7% menor que a cultivada na safra 2008/2009. (Jornal Brasil Econômico, 06 ago. O aumento de produção de grãos em área menor indica um aumento da produtividade, em função dos seguintes fatores:
a) uso de sementes geneticamente modificadas, baixa utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente assalariada e uso intensivo do solo.
b) uso de sementes de melhor qualidade, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente assalariada e uso intensivo do solo.
c) uso de sementes de melhor qualidade, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente familiar e uso extensivo do solo.
d) uso de sementes geneticamente modificadas, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente familiar e uso intensivo do solo.
02 – IFG - A partir da segunda metade do século XX, vários países do mundo, inclusive o Brasil, implantaram um pacote de medidas que recebeu o nome de revolução verde.Assinale a alternativa que indica duas características desse momento.
a) Uso intensivo de agrotóxico; aplicação de adubos e fertilizantes.
b) Introdução de espécies vegetais nas florestas;uso de adubação orgânica.
c) Revitalização de biomas degradados; retorno da população urbana para o campo.
d) Surgimento de movimentos sociais no campo;aumento da produtividade e o fim da fome.
e) Uso de sementes selecionadas; uso de sementes transgênicas.
03- IFCE - O agronegócio, também conhecido por seu nome em inglês "agribusiness", cujas cadeias produtivas se baseiam na agricultura e na pecuária, apresenta um grande dinamismo econômico e pode fazer do Brasil um dos maiores produtores agropecuários do mundo.Com relação ao agronegócio é verdadeiro afirmar-se que:
A) a soja, cultivo mecanizado e irrigado, foi a primeira lavoura moderna a se desenvolver no território brasileiro, onde é cultivada, principalmente, em áreas de terrenos litorâneos planos e baixos e próximos de rios e açudes.
B) o agronegócio é o conjunto da cadeia produtiva ligado à agropecuária, incluindo todas as atividades de indústria e serviços de antes, durante e depois da produção. Essa cadeia movimenta a economia, ao empregar trabalhadores, gerar renda e pagar impostos.
C) a expansão do agronegócio, no Brasil, não provocou mudanças no campo, mas gerou riquezas e contribuiu para a desconcentração de rendas e terras. Essa expansão diminuiu, recentemente, o êxodo rural.
D) o café, a soja, o milho e a mandioca, juntamente com a pecuária, podem ser considerados as estrelas do agronegócio brasileiro. Esses produtos garantem um volume elevado na pauta de exportações no país.
E) a expansão monocultora de árvores como o eucalipto, o pínus e a acácia, também tem contribuído para a fortificação do agronegócio brasileiro, uma vez que está comprovado que essa expansão não causará consequências socioambientais.
04- CECIERJ - À época da colonização europeia na América, um sistema agrícola amplamente utilizado era baseado na grande propriedade monocultora, com produção de gêneros tropicais, voltada para a exportação. Esse sistema, na atualidade, persiste em países como Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Índia e Malásia, dentre outros. O sistema agrícola descrito acima refere-se à
A)Agricultura de subsistência.
B)Agricultura de jardinagem.
C)Plantation.
D)Agroecologia
05 - Os principais sistemas agrícolas mundiais são representados pela agricultura tinerante,plantation, agricultura de jardinagem e agricultura moderna.Com relação ao sistema de plantation, coloque V para a afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa.
( ) É um sistema típico dos países subdesenvolvidos, foi utilizado amplamente durante a colonização européia na América Latina.
( ) Caracteriza-se pelo uso de sementes selecionadas e uso intensivo de máquinas e técnicas modernas.
( ) É um sistema praticado em regiões que possuem escassez de espaço para o plantio.
( ) Caracteriza-se, atualmente, por compreender o minifúndio e a monocultura.
( ) Utiliza-se de mão-de-obra barata, numerosa e desqualificada e destina-se à exportação.
06- (Enem) A grande produção brasileira de soja, com expressiva participação na economia do país, vem avançando nas regiões do cerrado brasileiro. Esse tipo de produção demanda grandes extensões de terra, o que gera preocupação, sobretudo:
a) Econômica, porque desestimula a mecanização;
b) Social, pois provoca o fluxo migratório para o campo;
c) Climática, porque diminui a insolação na região;
d) Política, pois deixa de atender ao mercado externo;
e) Ambiental, porque reduz a biodiversidade regional;
07- Dos produtos agropecuários elencados abaixo,assinale aquele que não faz parte da pauta de exportações brasileiras:
a) Soja;
b) Café;
c) Laranja;
d) Trigo;
e) Carne;
08- (UFV-MG) “Tem muita gente sem terra, tem muita terra sem gente” (Cartaz do MST, inspirado nos versos de lavradores de Goiás). A luta pela terra no Brasil existe há décadas e já fez várias vítimas entre trabalhadores do campo, religiosos e outros. Entre os principais razões dos conflitos de terra no Brasil, pode-se citar:
a) A disputa pelas poucas áreas férteis em nosso território, típico de terras montanhosas.
b) A perda do valor da terra agrícola pelo crescimento da industrialização no nosso país.
c) A divisão excessiva da terra em pequenas propriedades, dificultando o aumento da produção.
d) A concentração da propriedade da terra nas mãos de poucos e a ausência de uma reforma agrária efetiva.
e) A utilização intensiva de mão de obra permanente, onerando o grande produtor rural.
09-Os itens referem-se a uma realidade regional brasileira em dois momentos distintos.
década de 50:

  • Agricultura de subsistência;
  • Terras férteis em poucas áreas;
  • Pecuária extensiva;
  • Pastos naturais;
  • Área sem futuro promissor;
  • (Adap. de Atlas do Brasil/IBGE, 1959).
    década de 90:
  • Existência de seis meses de seca, de abril a setembro;
  • 37% do bioma já perdeu sua cobertura primitiva;
  • Uso atual: extensas áreas de soja, milho, arros e pastagens;
  • (Adap. de Tarifa, 1994).
    a)ao Pampa gaúcho.
    b)ao Sertão nordestino.
    c)à Amazônia brasileira.
    d)à região do Pantanal.
    e)à região do Cerrado
    10- (UFRGS) O Estatuto da Terra, elaborado em 1964, criou a unidade de medida Módulo Rural. O imóvel rural com área superior a seiscentas vezes o módulo rural médio fixada para uma região denomina-se: a) Minifúndio;
    b) Latifúndio por dimensão;
    c) Latifúndio por exploração;
    d) Empresa rural;
    e) Latifúndio por especulação.

    Nenhum comentário:

    Mato Grosso