Tema:
Guarantã do Norte – O Passado, o Presente e as perspectivas para o Futuro do Município
Sub - Temas:
1- Como Tudo Começou – A história da cidade contada por seus moradores/desbravadores – posseiros e colonos dos projetos Peixoto de Azevedo e Braço – Sul.
2- Questões Urbanas Atuais – Saneamento básico e abastecimento de água; pavimentação asfáltica; destinação de áreas ao laser, cultura e conservação ambiental; educação técnica e superior; etc.
3- Perspectivas – As oportunidades que se apresentam (novo corredor de exportação – 163; nova fronteira agrícola; instalação de novas empresas; expansão de campus universitário; expectativa de empresários, profissionais liberais entre outros, em relação ao futuro da cidade; etc.
Objetivos
Conhecer a história de nossa cidade além dos livros, mas a partir de relatos e vivencias de moradores que desbravaram a região;
Desenvolver o gosto pela pesquisa como fonte de conhecimento;
Entender o cenário atual através da pesquisa e a partir dela estabelecer possíveis situações futuras;
Justificativa
A necessidade de conhecer o meio em que está inserido é fundamental para o envolvimento cidadão. É nesse sentido que o projeto atual busca inserir o aluno no contesto histórico, presente e futuro da cidade, almejando que o mesmo se torne mais participativo, a medida que conhece as potencialidades de sua cidade. Ao mesmo tempo, despertar no aluno a busca pelo conhecimento e a pesquisa cientifica transformando – o em um produtor e não mero reprodutor de conhecimento.
Procedimentos Metodológicos
Tema 1 –
• Pesquisa bibliográfica;
• Levantamento fotográfico e documental;
• Aplicação de questionários a posseiros e pessoas envolvidas nos projetos que deram origem a cidade de Guarantã do Norte;
• Elaboração e gravação de entrevistas sobre as curiosidades e dificuldades da época;
• Organização de material fotográfico, documental e audiovisual;
• Elaboração de artigo;
Tema 2 –
• Pesquisa bibliográfica;
• Levantamento fotográfico e documental;
• Aplicação de questionários e entrevistas as pessoas envolvidas;
• Preparação de material visual;
• Elaboração de artigo;
• Apresentação do trabalho;
Tema 3 –
• Pesquisa bibliográfica;
• Aplicação de questionários e entrevistas as pessoas envolvidas;
• Preparação de material visual;
• Elaboração de artigo;
• Apresentação do trabalho;
Cronograma
A elaboração do trabalho acontecerá de junho a outubro e a apresentação se dará no mês de novembro;
Avaliação
A avaliação será processual envolvendo os seguintes itens:
Artigo;
Relatórios parciais (as notas referentes aos relatórios parciais serão atribuídas no segundo e terceiro bimestres);
Material visual (quadros, mapas, imagens, projetos, etc.);
Apresentação dos artigos
Olá!
Seja bem vindo ao Geofácil.
Este blog foi desenvolvido para o trabalho da disciplina de Geografia e áreas afins com estudantes do Ensino Básico. Caso necessite de algum gabarito ou outras informações, o e-mail é sergiogta2007@hotmail.com
Que Deus abençoe poderosamente a sua vida
Que Deus abençoe poderosamente a sua vida
Quem sou eu
Seguidores
sexta-feira, 24 de maio de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Animação Soviética sobre a Guerra Fria
Se preferir assistir pelo youtube o endereço está aqui embaixo. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=N4lZ0PGTpes
-
01- Um avião concorde decola de Londres quando os relógios locais marcam 12 horas. Voa diretamente para Brasília, em sentido contrário ao d...
-
Observe o mapa – mundi de fusos horários e responda as questões 1 e 2: Disponível em: http://professorrafaelfazzio.blogspot.com/2010_03_01_...
-
Guarantã do Norte, uma cidade com apenas 27 anos de emancipação política, a 720 km da capital Cuiabá, toda pavimentada, com Aeroporto Munici...
Nenhum comentário:
Postar um comentário