Olá!

Seja bem vindo ao Geofácil.








Este blog foi desenvolvido para o trabalho da disciplina de Geografia e áreas afins com estudantes do Ensino Básico. Caso necessite de algum gabarito ou outras informações, o e-mail é sergiogta2007@hotmail.com

Que Deus abençoe poderosamente a sua vida



Seguidores

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Atividades Sobre Climas

01- (Falm) Existem diferenças entre clima e tempo. O clima é o conjunto de condições meteorológicas de uma região em determinado período. Já o tempo é a combinação passageira dos elementos do clima.
Leia as descrições climáticas abaixo e assinale “T” para TEMPO e “C” para CLIMA.
( ) A frente fria se afasta, mas parte de sua instabilidade ainda permanece sobre o centro-leste do Paraná. Nuvens carregadas provocam chuva desde cedo nestas regiões. Os demais setores paranaenses terão um dia de sol entre muitas nuvens com pancadas de chuva, principalmente à tarde.
( ) Nublado, alguns períodos de melhoria e chuva a qualquer hora do dia.
( ) Temperado, com verão ameno, chuvas uniformemente distribuídas, sem estação seca e atemperatura média do mês mais quente não chega a 22ºC. Precipitação de 1.100 a 2.000 mm. Geadas severas e freqüentes, num período médio de ocorrência de dez a 25 dias anualmente.
( ) Com sol forte e poucas nuvens. O ar seco que predomina no Estado ainda desfavorece a formação de áreas de instabilidade. Faz calor à tarde.
( ) Está inserida na região de clima temperado de categoria subquente, com temperatura médiaoscilando entre 18 e 15ºC no inverno e entre 26 e 24º C no verão. A temperatura média anual é de 20.4ºC. No inverno, a passagem da frente fria é sucedida por ondas de frio das massas polares, que baixam consideravelmente as temperaturas. O mesmo efeito no verão tem ação amenizadora.
a) T, T, C, T, C.
b) C, C, T, C, T.
c) C, T, C, T, C.
d) T, T, T, T, C.
e) C, C, C, T, T.
02- (Ufac)

( ) O gráfico I é típico de uma região com invernos moderados e chuvas irregulares durante o ano.
( ) Os gráficos II e III representam regiões do hemisfério Sul.
( ) A curva que representa as variações da temperatura ao longo do ano no gráfico III é típica de uma região temperada do hemisfério Norte.
( ) Os gráficos I e II, de acordo com Köppen, descrevem regiões que podem ser classificadas como Am, caracterizando áreas de umidade elevada o ano todo.
( ) O gráfico II é típico de uma região temperada com amplitude térmica anual elevada.
Assinale a alternativa que contém a seqüência de respostas corretas
a) V, F, V, V , F
b) F, V, F, V, V
c) F, F, V, F, F
d) V, F, F, F, V
e) F, V, V, F, V
03- (Mack) Observe a tabela e as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
Temperaturas médias anuais

I. Vitória, cidade portuária, tem sua formação climática apenas constituída pela continentalidade, o que resulta em maiores variações térmicas.
II. As duas cidades apresentam temperaturas médias anuais próximas, típicas de áreas em que se tem o domínio climático tropical úmido.
III. Situadas em latitudes muito próximas, as cidades mencionadas na tabela possuem temperaturas médias distintas devido às diferenças de altitudes.
É correto apenas o que se afirma em:
a) I.
b) I e II.
c) II.
d) III
e) II e III.
04- (Ufpr) Analise as afirmativas a seguir, que contêm aplicações práticas dos principais fatores climáticos.
I. Regiões situadas em altas latitudes recebem maior quantidade e intensidade de radiações solares, devido à inclinação da Terra – e por isso são as mais quentes do globo.
II. A altitude compensa a latitude, principalmente em função da menor quantidade de moléculas de oxigênio para reter o calor – assim o ar rarefeito das altas montanhas é muito frio em qualquer latitude.
III. Correntes marítimas frias, ao passarem nas proximidades de litorais, contribuem para osurgimento de desertos, já que a massa de ar sobre elas é mais seca e dificulta a chegada de massas úmidas ao continente – como ocorre, por exemplo, na relação entre a Corrente de Humboldt e o deserto do Atacama.
IV. A continentalidade faz com que a amplitude térmica seja menor, devido ao fato de que o continente tende a aquecer-se e resfriar-se mais lentamente do que o mar. Por isso, o hemisfério norte, que tem mais terras do que água, possui temperaturas menos extremas do que o hemisfério sul.
V. O relevo influencia no clima ao criar barreiras naturais ou corredores para o trânsito das massas de ar. A disposição das montanhas na Ásia, por exemplo, facilita a chegada das massas frias do pólo norte até a região equatorial – ao contrário da América, onde as barreiras naturais do relevo dificultam tal trânsito.
Está correta ou estão corretas somente:
a) apenas II e III.
b) I, III, IV e V.
c) apenas II.
d) I, II, III e V.
e) apenas I e IV.
05- (Faculdade Trevisan) A paisagem climatobotânica do Brasil é formada pelos climas equatorial, tropical, semi-árido, tropical de altitude e subtropical. Quanto a sua abrangência, pode-se afirmar que o clima tropical ocorre:
a) em cerca de 40% do território brasileiro, que corresponde ao domínio da floresta latifoliadaEquatorial ou Amazônica.
b) nas chamadas serras e planaltos do leste e sudeste.
c) tipicamente no sertão nordestino e no norte de Minas Gerais, corresponde ao domínio da caatinga.
d) tipicamente no planalto meridional, no sul do país, é o que apresenta maiores amplitudes térmicas.
e) corresponde ao domínio dos cerrados, paisagem típica do planalto central, onde o clima apresenta médias térmicas elevadas.
06- (Ufpb) Observe o climograma relativo à cidade de São Gabriel da Cachoeira-AM (localizada na região da Amazônia Ocidental).

Com base no gráfico, é correto afirmar que, nessa cidade, predominam as características do clima:
a) litorâneo úmido, marcado por médias elevadas de temperatura e com meses mais chuvosos ou de maior pluviosidade no outono e no inverno.
b) tropical semi-árido, marcado por médias térmicas elevadas (em torno de 2 8 oC) e por chuvas escassas e regulares.
c) equatorial úmido, em razão das médias elevadas de temperatura (de 2 5 oC a 28 oC) e pequena amplitude térmica (em torno de 3 oC) anuais.
d) tropical de verão úmido e de inverno seco, uma vez que, nos meses de maio a setembro, os índices pluviométricos diminuem.
e ) subtropical úmido, caracterizado pela ocorrência de chuvas, nos doze meses do ano, e por invernos com temperaturas abaixo de 0 oC.
07- (Uel) “A umidade relativa do ar e as temperaturas são altas, pouco variando ao longo do ano em virtude de sua localização latitudinal e da densa presença de rios e vegetação. Possui temperatura média que varia entre 25 ºC e 28 ºC, pouco flutuante ao longo das estações. Com pluviosidade média situada entre 1500 e 2500 mm/ano, suas chuvas são constantes e abundantes, em geral, resultado de processos convectivos. Nela, predomina a atuação da massa de ar equatorial continental.”
O texto refere-se a um tipo de clima, região e fenômenos climáticos. Assinale a alternativa que relaciona corretamente esses elementos.
a) Clima: Subtropical; região: pampas sul-riograndenses; fenômenos climáticos: deslocamento sazonal de frente fria, friagem, chuvas orográficas.
b) Clima: Tropical semi-úmido; região: semi-árido nordestino; fenômenos climáticos: deslocamento de massa de ar tropical marítima, chuvas de inverno.
c) Clima: Equatorial semi-úmido; região: campos; fenômenos climáticos: deslocamento de massas de ar tropicais e equatoriais continentais, chuvas frontais.
d) Clima: Equatorial úmido; região: amazônica; fenômenos climáticos: chuvas convectivas, elevada taxa de umidade, alto índice pluviométrico.
e) Clima: Tropical de altitude; região: cerrado; fenômenos climáticos: deslocamento de massas de ar tropicais atlânticas, sazonalidade da precipitação.
08- (Pucpr) Leia com atenção o texto abaixo:
"Sobre as cidades paira uma 'abóbada climática' própria, dentro da qual as propriedades do conteúdo, temperatura, umidade e vento atmosféricos distinguem-se de certa forma do clima regional dominante. Em grandes cidades, com um milhão de habitantes ou mais, o clima alterado paira de 50 a 300 metros acima do solo e se estende dezenas de quilômetros a barlavento."(DREW, David. Processos interativos homem - meio ambiente. Rio de Janeiro:Bertrand-Brasil, 1989.)
Em relação ao fenômeno tratado no texto, assinale a alternativa correta:
a) O fenômeno referido no texto tem abrangência planetária: trata-se do "aquecimento global", que se manifesta pelo aumento das temperaturas médias dos diferentes locais da Terra, devido sobretudo ao crescimento da industrialização, à circulação dos meios de transporte e às queimadas nas florestas tropicais.
b) As alterações da atmosfera urbana mencionadas no texto são decorrentes da desintegração de parte da camada de ozônio situada especificamente sobre as metrópoles mundiais.
c) O fenômeno tratado no texto diz respeito à formação de uma zona anticiclonal na atmosfera das grandes cidades, a partir de onde se deslocam massas de ar que seguem para zonas de menor pressão atmosférica.
d) A "abóbada climática" mencionada no texto independe de se situar sobre área urbana ou rural, pois ela se forma de acordo com o deslocamento dos ventos.
e)O fenômeno ao qual o texto se refere é a "ilha de calor", próprio das grandes cidades e que é originado principalmente pela presença de indústrias, pela frota de veículos e pela impermeabilização do solo urbano, de modo que a temperatura numa metrópole tende a aumentar à medida que nos afastamos dos bairros mais arborizados e nos dirigimos ao centro da cidade.
09- (Ufrn) As metrópoles podem ser consideradas como a expressão espacial mais complexa da produção do espaço geográfico no sistema capitalista. Por isso, podem ser vistas, também, como o espaço geográfico onde ocorrem as mais profundas alterações do quadro natural, que provocam uma série de problemas ambientais, como, por exemplo, o efeito estufa, a inversão térmica e a ilha de calor.No caso específico da ilha de calor, trata-se de um fenômeno que ocorre nos centros urbanos resultante de uma série de fatores, dentre eles:
a) retenção do calor irradiado pela superfície terrestre; impermeabilização dos solos e cobertura vegetal densa.
b) construção de edifícios; cobertura vegetal densa e emissão de gases pelas indústrias.
c) redução da evaporação e do aquecimento da atmosfera; retirada da cobertura vegetal e dispersão de poluentes na zona central da cidade.
d) retirada da cobertura vegetal; concentração de edifícios e impermeabilização dos solos.
10- (Pucrs) No Brasil, a variedade de climas existentes está relacionada a diferentes fatores. Entre aqueles considerados dinâmicos, temos as massas de ar. Em virtude da grande extensão territorial que o Brasil possui, nosso país apresenta cinco massas de ar agindo sobre o território, cada uma delas apresentando características relativas à temperatura e à umidade. Por exemplo: a Massa ________ caracteriza-se como ________.
a) Equatorial Atlântica - quente e úmida
b) Equatorial Continental - fria e úmida
c) Tropical Atlântica - fria e seca
d) Tropical Continental - quente e úmida
e) Polar Atlântica - fria e seca

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom esses exercícios gostaria de ter o gabarito!Estou aproveitando quase td do seu blog, muito bom!Obrigada
juliana_campoli@hotmail.com

Anônimo disse...

Muito bom esses exercícios gostaria de ter o gabarito!Estou aproveitando quase td do seu blog, muito bom!Obrigada
fabriciaaprigio@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostei muito dos exercícios. Você poderia me mandar o gabarito? Obrigada!
estrela23estrela@gmail.com

Animação Soviética sobre a Guerra Fria

Se preferir assistir pelo youtube o endereço está aqui embaixo. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=N4lZ0PGTpes