Olá!

Seja bem vindo ao Geofácil.








Este blog foi desenvolvido para o trabalho da disciplina de Geografia e áreas afins com estudantes do Ensino Básico. Caso necessite de algum gabarito ou outras informações, o e-mail é sergiogta2007@hotmail.com

Que Deus abençoe poderosamente a sua vida



Seguidores

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Atividades sobre População e Teorias Demográficas

As atividades abaixo trata do crescimento popacional, tanto a nível global como nacional, e sobre as teorias demográficas. Lembrando que algumas questões são subjetivas.
01- (FUVEST) As previsões catastrofistas dos “neomalthusianos” sobre o crescimento demográfico e sua pressão sobre os recursos naturais não se confirmaram, notadamente, porque
a) o processo de globalização permitiu o acesso voluntário e universal a meios contraceptivos eficazes,impactando, sobretudo, os países em desenvolvimento.
b) a nova onda de “revolução verde”, propiciada pela introdução dos transgênicos, afastou a ameaça de fome epidêmica nos países mais pobres.
c) as ações governamentais e a urbanização implicaram forte queda nas taxas de natalidade, exceto em países muçulmanos e da África Subsaariana, entre outros.
d) o estilo de vida consumista, maior responsável pela degradação dos recursos naturais, vem sendo superado desde a Conferência Rio-92.
e) os fluxos migratórios de países pobres para aqueles ricos que têm crescimento vegetativo negativo compensaram a pressão sobre os recursos naturais.
02- (UEPB)
Analisando a pirâmide etária do Brasil, acima, e seus reflexos nas questões sociais, concluímos que:
I – Segundo a Síntese dos Indicadores Sociais do IBGE/2007, a sociedade brasileira já dá sinais de envelhecimento. Existe uma preocupação quanto aos recursos da Previdência Social, responsável pelo pagamento das aposentadorias.
II - Em 1996, havia mais jovens na base da pirâmide e menos idosos no topo do que dez anos depois. Essa mudança se chama transição demográfica. A pirâmide etária continua estreitando a base e alargando o seu topo.
III - A problemática da Previdência Social está em garantir aposentadoria e pensão para uma população que envelhece visto que cada vez menos jovens estão entrando no mercado de trabalho, já que a aposentadoria de quem não mais trabalha é paga por parcela descontada do salário de quem trabalha.
IV - A população aposentada não trabalha mais para complementar a renda familiar, já que, no Brasil, as faixas etárias de idades não sofrem de isolamento e de marginalização.
Estão corretas:
a) Apenas as proposições I e II
b) Apenas as proposições I, II e III
c) Apenas as proposições II e III
d) Apenas as proposições I e IV
e) Todas as proposições
03- (PUCRIO)
A charge acima nos mostra como, nas últimas quatro décadas, alguns dos elementos relacionados ao processo global de produção e consumo serviram como base para a explicação do problema da fome no mundo. A partir destas informações,
a) apresente uma explicação para o problema da fome no mundo, que conteste a lógica satirizada pela charge;
b) identifique e explique uma teoria demográfica, amplamente divulgada por agentes políticos e econômicos das áreas centrais do planeta a partir da segunda metade do século XX, que relaciona a pressão demográfica com a escassez de recursos naturais podendo agravar a fome no mundo.
04- (UFSJ) O processo de modernização (urbanização-industrialização) acarretou, ao longo das últimas cinco décadas, mudanças na dinâmica da população brasileira. Sobre essas mudanças é INCORRETO afirmar que ocorreu um(a)
a) diminuição do percentual de jovens, em função da redução das taxas de natalidade.
b) aumento do percentual de adultos e idosos, em razão do aumento da expectativa de vida e redução da mortalidade.
c) aumento do número de trabalhadores no setor terciário da economia bem como o crescimento da economia informal.
d) conclusão no processo de transição demográfica com o crescimento natural vegetativo apresentando índices negativos.
05- (Unifal)
“O crescimento demográfico não é causa primeira do subdesenvolvimento, mas ele contribui poderosamente para o desenvolvimento das contradições econômicas, sociais e políticas. O número de camponeses sem terra e dos desempregados não cessa de crescer, certamente para o maior lucro, a curto prazo, dos industriais e proprietários fundiários, mas as tensões sociais não param de se ampliar. O aumento da população não é excessivo senão em relação a um crescimento econômico restrito, e o impulso demográfico não teria tomado tal velocidade e engendrado tais dificuldades se a natalidade tivesse progressivamente sido reduzida pelos efeitos de um desenvolvimento econômico e social.”
Adaptado de Lacoste, Ives. Geografia do subdesenvolvimento. 7 ªed. São Paulo: Difel, 1985. p.119-126.
A partir desse fragmento e das teorias sobre esse assunto, considere as afirmativas abaixo.
I - O autor retrata as idéias da teoria neomalthusiana, que se caracteriza pela explícita oposição às idéias malthusianas.
II - O autor propõe a adoção de uma política antinatalista rigorosa sem a qual não seria possível o desenvolvimento socioeconômico.
III - A solução para os problemas sociais e econômicos não pode basear-se, unicamente, na limitação dos nascimentos e, sim, em uma melhor distribuição de renda, o que melhora a qualidade de vida da população.
Marque a alternativa correta.
a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas III está correta.
d) Apenas I e III estão corretas.
06- (Falm-adap) Em 34 anos, a população brasileira praticamente dobrou em relação aos 90 milhões de habitantes da década de 1970 e, somente entre 2000 e 2004, aumentou em 10 milhões de pessoas. Em 2050,seremos 259,8 milhões de brasileiros.
Sobre a atual configuração da população brasileira é CORRETO afirmar.
I. O envelhecimento da população está se acentuando.
II. As famílias estão tendo cada vez menos filhos.
III. A população continuará crescendo, embora a taxas cada vez menores.
IV. A taxa de fecundidade diminuiu.
V. Elevação da expectativa de vida dos brasileiros, que aumentou 17 anos entre 1940 e 1980.
VI. A diminuição da mortalidade infantil.
VII. A queda combinada das taxas de fecundidade e mortalidade vem ocasionando uma mudança nacomposição etária da população
a) II, IV, VI, VII
b) I, II, IV
c) Todas as alternativas
d) III, V, IV
e) I, II, III, IV, V, VI
07- (Unifor) Taxa de fecundidade é a mais baixa já registrada no país, segundo IBGE.
Os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostram que o país está envelhecendo. A taxa defecundidade da população em 2006 é de 2 nascimentos por mulher (contra 4,4 em 1980). (www.cienciaesaude.uol.com.br – acesso em 14/09/2007)
A queda da taxa de fecundidade pode ser associada, entre outras causas,
a) ao crescimento dos índices de urbanização em todo o país.
b) ao aumento da proporção de jovens no conjunto da população.
c) à redução dos desequilíbrios socioeconômicos entre as regiões.
d) ao aumento da população economicamente ativa no setor secundário.
e) à manutenção das altas taxas de mortalidade infantil.
08- (Uemg) A estrutura etária da população é comumente retratada por meio de gráficos em forma depirâmides, conforme a ilustração a seguir.
Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE o conteúdo representado pelo gráfico das pirâmides populacionais, acima.
a) A forma da pirâmide etária de um país é constantemente associada ao seu grau de desenvolvimento.b) As pirâmides etárias dos países desenvolvidos costumam apresentar uma base larga e um topo estreito.c) Nos países subdesenvolvidos, a pobreza rural e a economia primária desestimulam a natalidade.d) A Alemanha possui uma base estreita indicando a elevada expectativa de vida de sua população.
09- (Unisc) A população do Brasil é
a) regularmente distribuída, predominando os brancos e, etariamente, o jovem.b) irregularmente distribuída, predominando, etnicamente, o branco e, etariamente, o adulto.c) de elevado crescimento vegetativo, elevado nível cultural e com predominância étnica do negro.d) de grande crescimento vegetativo, etariamente jovem e com a predominância do branco.e) de alto crescimento vegetativo, com predominância dos mestiços e elevado consumo de energia.
10- (Ufba/Ufrb)
Com base na análise do gráfico e nos conhecimentos sobre a população brasileira, defina crescimento natural ou vegetativo e explique a evolução demográfica do país, no século XX, indicando duas causas das elevadas taxas de mortalidade nas duas primeiras décadas, duas medidas adotadas pelo Estado nas décadas de 30/40 no combate a essa mortalidade e uma conseqüência dessas medidas nas décadas seguintes.
11- (Ufrj)
Newsweek, 27 de setembro de 2004
Tradução: O Sumiço dos Bebês (Para um número cada vez maior de países, o problema não é ter gente demais, mas ter de menos.)
Apresente os principais problemas resultantes da diminuição da taxa de natalidade em alguns países desenvolvidos.
12- (Fatec) A análise da atual pirâmide etária brasileira permite afirmar que houve um estreitamento da base e um alargamento do topo, demonstrando
I. a diminuição das taxas de natalidade.II. o aumento das taxas de mortalidade infantil.III. o aumento da expectativa de vida.IV. o aumento das taxas de fecundidade.
Estão corretos SOMENTE os itens
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) II e IV.

13 comentários:

Anônimo disse...

Por favor me mande o gabarito.gracasteixeira@hotmail.com
obrigada

Samara Cantildes disse...

hushuasshuashushuas...sou a visitante nº128117...o blog ta bombando....
a-d-o-r-e-i..
bjinhos

Rylanneive disse...

Tem como colocar o gabarito dessa lista de exercicios?
Se tiver como colocar, irá me ajudar muito a corrigir as questões. Valeu, pelas questões!!!

Unknown disse...

Olá Rylanneive, eu não publico o gabarito por que uso as atividades com meus alunos. Mas se me enviar o seu email, eu te responderei o mais rápido possível.
Valeu!

Anônimo disse...

olá voce pode me mandar o gabarito desse exercicio adorei as questoes...
obrigada
email: rosanypalomma@hotmail.com

Anônimo disse...

olá voce pode me mandar o gabarito desse exercicio adorei as questoes...
obrigada
fabriciaaprigio@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog.
Será que você poderia me enviar o gabarito das questões? Se puder, eu desde já agradeço.
rick_buzios@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog.
Será que você poderia me enviar o gabarito das questões? Se puder, eu desde já agradeço.
rick_buzios@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostei muito do exercício !!!
se puder postar o gabarito ficarei muito contente !!!

neto1997bonitinho@hotmail.com

Jhenyffer disse...

Olá, gostaria do gabarito dessas atividades... Jhenyffer.as.santos@gmail.com
Obrigado

Mari disse...

Adorei o blog, muito interessante! Gostaria que você me mandasse o gabarito, se puder fazer assa gentileza, meu e-mail é mari_aguiar_2@hotmail.com e mais uma vez parabéns!!! Desde já te agradeço!
;)

Anônimo disse...

suas atividades são criativas e boas.favor enviar gabarito!













Anônimo disse...

nossa mas que atividades excelentes.vc poderia por favor me enviar o gabarito meu nome é maria da paixão e meu email(mpchavesoliveira@yahoo.com.br)

Animação Soviética sobre a Guerra Fria

Se preferir assistir pelo youtube o endereço está aqui embaixo. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=N4lZ0PGTpes