Olá!

Seja bem vindo ao Geofácil.








Este blog foi desenvolvido para o trabalho da disciplina de Geografia e áreas afins com estudantes do Ensino Básico. Caso necessite de algum gabarito ou outras informações, o e-mail é sergiogta2007@hotmail.com

Que Deus abençoe poderosamente a sua vida



Seguidores

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Planos de Aula/Problemas Urbanos

Ensino Médio
Urbanização e Problemas Urbanos
Número de aulas necessárias: 04 horas
Discutir com os alunos do Ensino Médio a urbanização brasileira a partir da idéia da falta de planejamento urbano, comparando duas cidades – Rio de Janeiro e Brasília; A primeira sem um planejamento inicial, tendo como base a reportagem da Revista veja sobre a tragédia das chuvas que assolou a população em 2010 e que exige uma série de medidas para amenizar os problemas e a segunda com um planejamento, mas que também apresenta seus problemas. Os textos são interessantes para que os alunos possam entender a dinâmica urbana atual do ponto de vista da necessidade de políticas públicas que venham a amenizar os problemas urbanos brasileiros.

Clique nos links abaixo para abrir as reportagens:
http://veja.abril.com.br/140410/rio-descaso-demagogia-populismo-vitimas-aguas-p-066.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/projeto-brasilia-cidade-planejada-528737.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/planalto-central-capital-brasil-427045.shtml
Para colaborar com a discussão as questões abaixo podem ser respondidas em grupo pelos alunos para facilitar no entendimento dos textos.
Faça uma leitura dos textos e das imagens e responda as questões:
01: Faça um resumo das principais razões para os acontecimentos no Rio de Janeiro apontando os culpados desde as questões climáticas, históricas, políticas e estruturais todos mediante ha argumentações consistentes e convincentes.
02: No quadro “Causas da Tragédia” aponta o crescimento da cidade e questões geográfico/climáticos para a tragédia anunciada. Explique-o.
03: Aponte os problemas sociais que mais influenciam numa tragédia como a relatada nos textos?
04: O texto aponta algumas soluções para reduzir os problemas e evitar novas tragédias. Aponte-os.
05: Cite exemplos empregados em outras cidades do mundo e que deram certo.
06: Os textos referentes à cidade de Brasília mostram uma cidade nascendo planejada e, portanto com menos problemas que outras cidades não planejadas.
a) Relate historicamente a vontade dos governos brasileiros de construir uma capital planejada para o país.
b) Além de Brasília, que outros exemplos no Brasil e no mundo de cidades planejadas?
c) Brasília não é como vimos no texto, uma cidade livre de problemas. Aponte os problemas que aflige a Capital do País. Eles são os mesmos que os do Rio de Janeiro? Justifique.
d) A construção de Brasília sempre foi controversa, com posições prós e contrárias a construção da capital. Qual é a opinião do grupo? Justifique com argumentos.


O professor pode contar com diversos planos de aula no site Material de apoio postado em http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/

Nenhum comentário:

Mato Grosso