Olá!

Seja bem vindo ao Geofácil.








Este blog foi desenvolvido para o trabalho da disciplina de Geografia e áreas afins com estudantes do Ensino Básico. Caso necessite de algum gabarito ou outras informações, o e-mail é sergiogta2007@hotmail.com

Que Deus abençoe poderosamente a sua vida



Seguidores

sábado, 17 de abril de 2010

Terremotos e Vulcões o Poder das Forças Internas do Nosso Planeta

Também conhecidos como sismos, os terremotos são fenômenos geológicos caracterizados por uma forte e rápida vibração na superfície terrestre. Sua causa mais comum é o choque entre duas placas tectônicas subterrâneas, por isso, as regiões de contatos entre placas tectônicas como é o caso da Cordilheira dos Andes (Chile, por exemplo), Cordilheira do Himalaia (no caso da China recentemente) e Caribe (Como no caso do Haiti), são comuns os tremores de terra. A grande maioria deles nem são sentidos pela população, e só são captados pelos equipamentos.

Fonte: http://www.apolo11.com/

Veja na tabela abaixo a escala e os efeitos de um terremoto.

Fonte: http://ecalculo.if.usp.br/funcoes/grandezas/exemplos/exemplo5.htm

Um terremoto libera uma quantidade muito grande de energia podendo provocar estragos e muita destruição quando atingem regiões habitadas como foi o caso do Haiti no início desse ano (2010).

O Brasil não apresenta grandes terremotos, uma vez que o nosso país não se encontra sobre áreas de encontro de placas tectônicas e os terremotos que acontecem são de baixa intensidade, provocados principalmente pela acomodação de terra no subsolo. O maior terremoto acontecido no Brasil que se tem notícias, aconteceu no noroeste de Mato Grosso e em 1955 e registrou – se 6.6 graus na Escala Richter.

Acredita – se que o maior tremor de todos os tempos tenha acontecido no Chile em 22 de Maio de 1960. Ele é chamado de “O Grande Terremoto do Chile” pois atingiu 9,5 graus na Escala Richter e causou a morte de 3000 pessoas. A cidade mais castigada foi Valdivia. O Chile é um dos países mais castigados por atividades sísmicas. Isso acontece por que o país é uma estreita faixa de terra exatamente sobre o encontro das placas de Nazca e Sul – Americana.

No entanto, o terremoto com maior número de vítimas aconteceu em Shensi, na China, no ano de 1556 e provocou a morte de 830 mil pessoas.

BALANÇO DEVASTADOR
os tremores mais letais da humanidade

1- Shensi, China, 1556
830 mil mortos
Na região central da China, a terra tremeu em 23 de janeiro de 1556 para produzir o pior desastre natural de que se tem notícia.
O terremoto atingiu oito províncias e arrebentou 98 cidades ? algumas delas perderam 60% da população. A maior parte das pessoas morreu soterrada na queda de casas mal construídas

2- Calcutá, Índia, 1737
300 mil mortos
Relatos de época indicam que essa catástrofe de 11 de outubro de 1737 tenha sido um terremoto. Mas, como na época não existiam registros 100% confiáveis, alguns especialistas levantam a hipótese de que o estrago foi causado por um ciclone. Além dos mortos, o cataclismo deixou 20 mil barcos à deriva na costa

3- Tangshan, China, 1976
250 mil mortos
O tremor de 27 de julho de 1976 sacudiu o nordeste da China.
A cidade toda dormia quando o chão mexeu, fazendo cerca de 800 mil feridos. Até hoje, especialistas suspeitam que o número de mortos possa ser muito maior que o divulgado pelo governo. Estima-se que o total de vítimas possa ter chegado a 650 mil.

Fonte: http://www.tutomania.com.br/saiba-mais/quais-foram-os-maiores-terremotos-de-todos-os-tempos

Observem que a China também é bastante abalada por terremotos uma vez que sua parte sul esta sob o encontro da placa da Eurásia com a placa Indo-Australiana.

Recentemente, atividades vulcânicas na ilha da Islândia provocou um caos na aviação da Europa e do mundo. Mas por que a Islândia possui tantas atividades vulcânicas.

Os vulcões são fraturas ou fissuras na crosta terrestre que permitem que o magma sob condições altíssimas de calor e pressão, chegue a superfície da terra, emitindo fumaça, cinza e lavas. São menos letais que os terremotos mas, estão ligados também as regiões de falhas geológicas nos encontros de placas tectônicas como é o caso da dorsal oceânica do Atlântico onde se localiza a ilha da Islândia.

Fonte: http://www.on.br/revista_ed_anterior/julho_2004/conteudo/terra/imagens/1.jpg

A grande maioria dos vulcões ativos atualmente estão no Círculo de Fogo do Pacífico, uma região de intensa atividade vulcânica, e sísmica nas áreas de contato da Placa do Pacífico.

Fonte: http://esdpedroial.ccems.pt/ciencias/images/map_tect_plac_vulcoes_mund_3.gif

O Kilauea no Havaí é dos vulcões mais ativo do mundo. Ele está lançando lava há 25 anos.


http://kilauealavaflowmount.files.wordpress.com/2008/03/eruption1.jpg

Islândia Fonte: http://images.google.com.br/imgres

Cinzas e lama moldaram os corpos das vítimas, permitindo que fossem encontradas do modo exato em que foram atingidas pela erupção do Vesúvio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Falta os paises que sofrem mais com vulcoes e terremotos??!!Mais e legal!!

Animação Soviética sobre a Guerra Fria

Se preferir assistir pelo youtube o endereço está aqui embaixo. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=N4lZ0PGTpes