Olá!

Seja bem vindo ao Geofácil.








Este blog foi desenvolvido para o trabalho da disciplina de Geografia e áreas afins com estudantes do Ensino Básico. Caso necessite de algum gabarito ou outras informações, o e-mail é sergiogta2007@hotmail.com

Que Deus abençoe poderosamente a sua vida



Seguidores

sábado, 24 de abril de 2010

FUSOS HORÁRIOS E ZONAS DE ILUMINAÇÃO DA TERRA

01) No primeiro dia do inverno no Hemisfério Sul, uma atividade de observação de sombras é realizada por alunos de Macapá, Porto Alegre e Recife. Para isso, utiliza-se uma vareta de 30 cm fincada no chão na posição vertical. Para marcar o tamanho e a posição da sombra, o chão é forrado com uma folha de cartolina, como mostra a figura:

Nas figuras abaixo, estão representadas as sombras projetadas pelas varetas nas três cidades, no mesmo instante, ao meio-dia. A linha pontilhada indica a direção norte-sul.
Levando-se em conta a localização dessas três cidades no mapa, podemos afirmar que os comprimentos das sombras serão tanto maiores quanto maior for o afastamento da cidade em relação ao
a) Litoral.
b) Equador.
c) Nível do mar.
d) Trópico de Capricórnio.
e) Meridiano de Greenwich.
02) Pelos resultados da experiência, num mesmo instante, em Recife a sombra se projeta à direita e, nas outras duas cidades, à esquerda da linha pontilhada na cartolina. É razoável, então, afirmar que existe uma localidade em que a sombra deverá estar bem mais próxima da linha pontilhada, em via de passar de um lado para o outro. Em que localidade, dentre as listadas abaixo, seria mais provável que isso ocorresse?
a) Natal
b) Manaus
c) Cuiabá
d) Brasília
e) Boa Vista
03. (Puc-rio 2009)

Levando-se em consideração que, no dia em que esta foto foi tirada, o Sol se pôs exatamente atrás da estátua do Cristo Redentor, podemos AFIRMAR que:
a) o Pão de Açúcar está situado ao norte da parte frontal da estátua do Cristo Redentor.
b) o braço direito do Cristo Redentor está apontando para a direção sul.
c) o leste está na direção da parte de trás da estátua do Cristo Redentor.
d) a enseada de Botafogo está ao sul da parte frontal da estátua do Cristo Redentor.
e) o braço esquerdo do Cristo Redentor está apontando para a direção oeste.
04. (Uel 2009 - modificado) Recentemente, o governo federal reduziu de quatro para três o número de fusos horários existentes no país. Com base nos conhecimentos sobre fusos horários no Brasil, é correto afirmar que os estados atingidos pela mudança foram:
a) Pará, Mato Grosso e Amapá, que passaram de 2 para 1 hora a menos de diferença em relação a Brasília, em todos os seus municípios.
b) Amazonas, Mato Grosso e Roraima, que passaram a ter a mesma hora de Brasília, em todos os seus municípios.
c) Acre e a parte ocidental do Amazônas, que passaram para 1 hora a menos de diferença em relação a Brasília e Pará, estado que passou a ter a mesma hora da capital do país.
d) Acre, Roraima e Amapá, que passaram de 2 para 1 hora de diferença em relação a Brasília.
e) Pará, Mato Grosso e Amapá, que passaram de 1 para 2 horas a mais de diferença em relação a Brasília, em todos os seus municípios.
05. (Ufpel 2008) Devido à necessidade de adequação das transmissões de TV aos diferentes fusos horários vigentes no país, em função da classificação indicativa dos programas, foi sancionado em 24/04/2008 projeto de lei que altera os fusos horários no Brasil. Com a medida se iguala o horário do Acre e do Amazonas com o adiantamento de uma hora no fuso dos municípios que tinham duas horas de atraso em relação à Brasília. O Pará terá seu fuso igualado ao da capital do país. Observe a figura a seguir.
A partir da nova definição dos fusos horários no Brasil, é correto afirmar que um programa de televisão exibido em Brasília às 15h local será visto:
a) Em Manaus às 16h local, devido ao fato de que o fuso horário de Manaus está à leste de Greenwich.
b) Em Rio Branco às 14h local, considerando que essa cidade estará um fuso horário legal à oeste de Brasília.
c) Em São Paulo no mesmo horário local, porque ambas as cidades estarão no mesmo paralelo.
d) Em Porto Alegre no mesmo horário local, apesar de o Rio Grande do Sul estar em outro fuso horário legal.
06.
(UESPI) Observe a figura e as afirmações a seguir.

1. A inclinação do eixo da Terra não é uma das causas principais do mecanismo das estações do ano verificadas nas áreas de latitudes médias.
2. A situação indicada na figura corresponde à época em que o Hemisfério Boreal se encontra no verão.
3. Na época considerada na figura, o Pólo Sul encontra-se na Grande Noite Polar, ocasião em que as temperaturas baixam consideravelmente.
4. Um observador que esteja situado no ponto A verá o Sol nascer antes do observador B, que se encontra ao Sul do Equador geográfico.
Estão corretas apenas:
a) 1 e 4
b) 2 e 3
c) 1 e 2
d) 1 e 3
e) 2, 3 e 4
07. (UFSJ) Observe a figura abaixo.

A partir da análise da figura é CORRETO afirmar que
a) o hemisfério sul é mais iluminado pelos raios solares; nesse hemisfério, os dias são maiores e as noites menores.
b) devido ao movimento de translação da Terra, no mesmo dia, quando amanhece no hemisfério ocidental ainda é noite no hemisfério oriental.
c) os pólos terrestres recebem a mesma quantidade de luz ao longo do ano, enquanto é dia no pólo norte é noite no pólo sul.
d) os raios solares atingem perpendicularmente a linha imaginária do Trópico de Câncer.
08. (Ufpi) Um grupo de geógrafos partiu do delta do rio Parnaíba, no Piauí, em direção a Roraima, para visitar o monte Caburaí. Observe o mapa a seguir e considere a diferença de fuso horário entre os dois estados e o tempo de viagem de três horas, para chegar ao destino às 17 horas. O grupo de geógrafos deve ter partido do Piauí às:

a) 12 horas
b) 14 horas
c) 15 horas
d) 19 horas
e) 20 horas
09. (Ueg 2007) Os Jogos Pan-Americanos são uma versão continental dos Jogos Olímpicos, incluindo esportes do Programa Olímpico e outros não disputados em Olimpíadas. Realizados de quatro em quatro anos, sempre um ano antes dos Jogos Olímpicos, tiveram sua primeira edição em 1951, em Buenos Aires, capital da Argentina. Porém, sua origem remete a 1932, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Inspirados pela realização, seis anos antes, dos primeiros Jogos Centro-Americanos, representantes de países latino-americanos no Comitê Olímpico Internacional (COI) propuseram a criação de uma competição que reunisse todos os países das Américas, com o intuito de fortalecer o esporte na região. No ano de 2007, foram realizados no Brasil, especificamente na Cidade do Rio de Janeiro. A idéia deu origem ao primeiro Congresso Esportivo Pan - Americano, realizado em Buenos Aires, em 1940. A princípio, o Congresso definiu que os jogos inaugurais seriam disputados em 1942, na própria capital argentina - planos adiados por causa da Segunda Guerra Mundial.

Partindo do princípio de que as competições tenham início às 7 horas e desconsiderando as possíveis mudanças de horário em função do estabelecimento do horário de verão, julgue a validade das afirmativas relativas às diferenças entre o horário da sede do evento (que está no mesmo fuso horário de Brasília) e o horário de algumas das cidades do mundo.
I. Considerando o horário de início das competições, os moradores da Cidade do México assistirão ao evento às 4 horas.
II. Imigrantes de origem brasileira residentes em Tóquio (Japão), em Paris (França) e Cairo (Egito) assistirão ao início das competições a partir das 19 horas, 10 horas e 13 horas, respectivamente.
III. Os habitantes do Havaí e de Los Angeles (Estados Unidos) assistirão ao início dos jogos, respectivamente, à meia-noite e às 2 horas.
IV. Os moradores de Bogotá (Colômbia) e de Lima (Peru) assistirão ao início das competições às 5 horas, e os de Buenos Aires (Argentina), às 6 horas.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras
10. (Ufac) Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A” às 14h30min e chegou a “B” depois de 5 horas de viagem. O horário de chegada em “B” foi:
a) 18h30min da quarta-feira.
b) 19h30min da quarta-feira.
c) 22h30min da quarta-feira.
d) 00h30min da quinta-feira.
e) 02h30min da quinta-feira.
Fontes:www.milleniumvestibulares.com.br/www.colegioclasse.com.br
www.geografiaparatodos.com.br

8 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns!
Suas aulas são muito interessantes.
Obrigado por colaborar com o ensino da geografia:
André

Anônimo disse...

Parabéns!
Suas aulas são muito interessantes.
Obrigado por colaborar com o ensino da geografia:
André

Geofacil disse...

Obrigado André!
Qualquer sugestão, estamos a sua disposição.

Anônimo disse...

preciso desses gabaritos tbm, mande para henriquerestelli@hotmail.com, obg.

Unknown disse...

Olá também sou formada pela UFMT e gostei muito do que fez.
Em breve também quero colaborar com o trabalho docente publicando o que faço em sala de aula.

Parabéns

Anônimo disse...

Pode me passar o gabarito ??
Grato!
custodioguilherme@bol.com.br
Obrigado por ter esta ótima iniciativa!

Aparecida disse...

As atividades foram bem esquematizadas,continui nos ofertando com suas idéias.
gostaria que vc enviasse o gabarito.

Unknown disse...

Oi Aparecida, muito obrigado por seu comentário. Sobre o gabarito que me pediu, tentei te enviar como resposta, mas acho que ele não vai. Se puder me envia o seu e-mail, que te envio novamente.
Valeu;
Abraços e que Deus abençoe tua vida

Animação Soviética sobre a Guerra Fria

Se preferir assistir pelo youtube o endereço está aqui embaixo. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=N4lZ0PGTpes