Olá!

Seja bem vindo ao Geofácil.








Este blog foi desenvolvido para o trabalho da disciplina de Geografia e áreas afins com estudantes do Ensino Básico. Caso necessite de algum gabarito ou outras informações, o e-mail é sergiogta2007@hotmail.com

Que Deus abençoe poderosamente a sua vida



Seguidores

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O TERRORISMO

O terrorismo é um método que consiste no uso de violência, física ou psicológica, por indivíduos, ou grupos políticos, contra a ordem estabelecida através de um ataque a um governo ou à população que legitimou, de modo que os estragos psicológicos ultrapassem largamente o círculo das vítimas para incluir o resto do território. O terrorismo é a defesa de um ideal, que através de atos violentos tentam causar medo à sociedade e ao governo, a fim de atingir um determinado objetivo que na maioria das vezes é político, isso tem levado o surgimento de vários grupos de terroristas fundamentalistas, que tem como proposta que os fundamentos da religião sejam usados na política. Existe hoje inúmeras organizações terroristas que atuam nos mais diversos países do mundo, mantendo uma postura radical em defesa de um objetivo político, grupos que tentam de qualquer forma, implantar o medo e o terror dentro da sociedade, para alcançar seu alvo.Os países islâmicos vivem enfestados de grupos terroristas, tais como: Hezbollah, Hamas, Al-jehad, Al-Queda e outros mais, que por causa da miséria de seus países, vivem sem perspectivas de vidas e acabam se tornando, terroristas fundamentalistas. Esses grupos, alegam que a sua cultura está sendo ameaçada pelo o ocidente e também que países como os Estados Unidos, tem-se intrometendo muito no mundo islâmico e por essas razões , tentam defender sua religião, sua cultura ou mesmo protestando , através do terror, com armas e bombas para se vingar contra naqueles que deturparam a sua cultura. O mundo inteiro vive sob ameaças constantes desses terroristas e essas e essa situação tem se agravado cada vez mais, pois o ódio mortal dos mesmos, tornou-se quase que incontrolável , pois eles, ainda contam com o apoio de sua religião, para prática do terrorismo, através da guerra santa.




A Guerra Santa


A idéia da "guerra santa" surgiu quando Maomé se encontrava em Medina, depois da fuga de Meca (Maomé, no início de sua pregações, em Meca, foi perseguido e obrigado a fugir para Medina). Ele precisava defender-se dos habitantes de Meca e para isso necessitava organizar um exército, algo que exigia dinheiro. Segundo a tradição, então lhe apareceu o anjo Gabriel, que sugeriu que assaltasse caravanas. Sendo bem sucedido, viu nisso uma aprovação divina. Conseguiu levantar dinheiro e montar seu exército. Depois combateu e venceu os habitantes de Meca, impondo-lhes sua religião. Maomé viu nisso a aprovação de Alá e formulou a promessa: quem morre nessa guerra santa vai direto para o céu. Os outros deverão esperar até o fim dos tempos.


Al-Qaeda


Al-Qaeda (também Al-Qaida; "A Fundação" ou "A Base") é uma organização fundamentalista islâmica internacional, constituída por células colaborativas e independentes que visam, supostamente, reduzir a influência não-islâmica sobre assuntos islâmicos. As origens do grupo podem ser traçadas a partir da invasão soviética ao Afeganistão, na qual vários não-afegãos, lutadores árabes se uniram ao movimento anti-russo formado pelos Estados Unidos e Paquistão. Osama Bin Laden, membro de uma abastada e proeminente família árabe-saudita, liderou um grupo informal que se tornou uma grande agência de levantamento de fundos e recrutamento para a causa afegã. Esse grupo canalizou combatentes islâmicos para o conflito, distribuiu dinheiro e forneceu logística e recursos, para as forças de guerra e para os refugiados afegãos. Depois da retirada soviética do Afeganistão em 1989, vários veteranos da guerra desejaram lutar novamente pelas causas islâmicas. A invasão e ocupação do Kuwait pelo Iraque em 1990 levou o governo estado-unidense à decidir enviar suas tropas em coligação para a Arábia Saudita, com o suposto intuito de expulsar as forças iraquianas daquele país. A Al-Qaeda era fortemente contra o regime de Saddam Hussein, Saddam era acusado pelos fundamentalistas muçulmanos de ter tornado o Iraque um Estado laico. Bin Laden ofereceu os serviços dos seus combatentes ao trono saudita, mas a presença de forças "infiéis" em território islâmico sagrado - era uma luta entre islâmicos - foi visto por Bin Laden como um ato de traição. Então, decidiu opôr-se aos Estados Unidos e aos seus aliados. A Al-Qaeda considerou os Estados Unidos como opressivos contra os muçulmanos, citando o apoio estado-unidense à Israel nos conflitos entre palestinianos e israelitas, a presença militar estado-unidense em vários países islâmicos (particularmente Arábia Saudita) e posteriormente a invasão e ocupação do Iraque em 2003. Hizbollah Hizbollah (em árabe: "partido de Deus") é uma organização terrorista com atuação política e paramilitar islâmica xiita sediada no Líbano. É uma força significativa na política libanesa, responsável por diversos serviços sociais, além de operar escolas, hospitais e serviços agriculturais para milhares de xiitas libaneses. É considerado um movimento de resistência legítimo por todo o mundo islâmico e árabe. O grupo, no entanto, é considerado uma organização terrorista pelos Estados Unidos, e outros países.


Hamas X Fatah


O Hamas (em árabe: "Movimento de Resistência Islâmica") é uma organização islâmica palestina, de orientação sunita, que inclui uma entidade filantrópica, um partido político e um braço armado. É uma organização radical palestina que não reconhece a existência do Estado de Israel e que, desde junho de 2007, controla a Faixa de Gaza. As origens do grupo remontam à Irmandade Islâmica, organização fundamentalista criada em 1928 no Egito. Com o início da primeira Intifada (insurreição, em árabe) contra Israel, em 1987, a Irmandade Islâmica criou um braço armado, o qual chamou de Hamas.

Fatah ou Al-Fatah (em árabe: "Movimento de Libertação Nacional da Palestina"), é uma organização política e militar, fundada em 1964 por Yasser Arafat e Khalil al-Wazir, e outros membros da diáspora palestina. É a maior facção da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), uma confederação multipartidária. Pode ser definido como um partido do espectro de centro-esquerda no contexto da política palestina. É essencialmente nacionalista, embora não predominantemente socialista. O Fatah também é um movimento secular, que reconheceu o direito de existência de Israel. Esta é uma das principais razões de sua aceitação internacional. Em outras palavras, embora para muitos o Fatah ser um grupo terrorista, para a maioria o grupo é na verdade um partido político institucionalizado e que tem se colocado de forma pacífica no contexto atual.



O ETA


O ETA surgiu no dia 31 de julho de 1959 como um movimento socialista e nacionalista, descendente do Partido Nacionalista Basco (PNB). Seu objetivo era promover a autonomia do povo basco, que hoje soma em torno de 2,5 milhões de pessoas e se encontra espalhado por territórios da França e da Espanha. Ao longo de seus quase 50 anos de atuação, o ETA promoveu inúmeros atentados para protestar em nome do separatismo, utilizando-se de artifícios altamente perigosos, como carros-bomba. A opção pela luta armada teve início nos anos 60, após episódios de repressão por parte dos fascistas. Um deles, retratado em quadro de Pablo Picasso, foi o bombardeio da cidade basca de Guernica no dia 27 de abril de 1937, quando a aviação da Alemanha nazista lançou bombas incendiárias que mataram mais de mil pessoas.




O IRA



O Exército Republicano Irlandês, popularmente conhecido como IRA (siglas para Irish Republican Army), foi um dos mais ativos grupos terroristas do século XX. Sua atuação ficou marcada pela formação de grupos paramilitares que arquitetavam diversos atentados terroristas contra seu maior alvo: a Inglaterra. A oposição à nação inglesa era prioritariamente motivada pelo interesse de tornar a Irlanda do Norte uma região politicamente independente da Inglaterra. Outra questão que motivava a ação deste grupo também tinha a ver com as diferenças religiosas encontradas no território norte-irlandês. A maioria da população – cerca de 60% – era praticante do cristianismo protestante e, por isso, acabava impondo seus costumes e interesses políticos em oposição a uma minoria de católicos. Com isso, parte dessa minoria religiosa viu no discurso nacionalista, militar e anti-britânico uma via de afirmação política. Ao longo de sua trajetória, o IRA foi responsável por mais de 3500 mortes.



As FARCs



As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) são o maior e mais antigo grupo de rebeldes de esquerda da Colômbia - e um dos exércitos de guerrilha mais ricos e poderosos do mundo. Fundada em 1964, a organização tem como propósito anunciado usar a luta armada para derrubar o governo para instalar um regime marxista no país. Suas táticas mudaram, no entanto, em 1990, depois que forças paramilitares passaram atacar os focos rebeldes. Pressionada, a guerrilha envolveu-se no tráfico de drogas colombiano para levantar dinheiro para sua campanha. Alguns analistas afirmam que o grupo perdeu seus ideais políticos para administrar o lucrativo negócio. Na segunda metade da década de 1990, os guerrilheiros iniciam uma campanha de seqüestros que, para esses observadores, tornaram-se um fim em si mesmo. Para os Estados Unidos e União Européia o grupo é considerado terrorista.

Referências





















O vídeo abaixo mostra o Jornal Nacional noticiando o ataque de 11 de Setembro de 2001, considerado o maior ataque terrorista de todos os tempos.




















Hora do Recreio - Antes das atividades veja o filme com Os Melhores do Mundo fazendo uma sátira sobre o 11 de Setembro, tenho certeza que dará boas gargalhadas.














Atividades


01- (PUC-RS) Responder a questão com base no texto abaixo, referente a um foco de tensão na Europa. “O IRA nasceu na Primeira Guerra Mundial. Nos anos 1960, participou do movimento pacífico pelos direitos civis. Após o Domingo Sangrento de Belfast, em 1972, transformou-se numa das mais temidas organizações terroristas da Europa.” A referida organização está relacionada com a situação política da;
a) Alemanha; b) Irlanda do Norte; c) Itália; d) Inglaterra; e) Espanha;
02- (FUA-PSC-AM) Ações terroristas de povos subjugados contra forças dominantes, nas quais civis são atacados indiscriminadamente, tiveram inicio nos anos 50, na guerra dos argelinos pela independência. Atualmente, dezenas de organizações terroristas atuam no mundo todo. Marque a alternativa que relaciona corretamente o grupo terrorista ao seu local de origem.
a) IRA - Espanha.

b) HAMAS – Palestina.

c) ETA – Colômbia

d) FARC – Irlanda do Norte.

e) AL QAEDA – Líbano.
03- (Espm 2007) Observe o texto que aborda a recente crise no Líbano: Como ensina a Geografia Política, entregar território significa derrota política; ao vencedor, as terras (e não as batatas). Acossado internamente e assistindo a uma possível conexão xiita Irã-Hezbollah, via Síria, Israel tratou de agir. (Carta Capital na Escola, Setembro, 2006.) Sobre o cenário geopolítico do Oriente Médio abordado pela matéria, podemos inferir que:
a) O grupo Hezbollah reivindica a devolução das colinas de Golan ao Líbano, ocupadas por Israel desde a Guerra dos Seis Dias, em 1973;
b) A conexão religiosa mencionada no texto, envolve o Irã, Líbano e a Síria, três países de maioria xiita.
c) O Hezbollah é produto da ocupação israelense no sul do Líbano em 1982 e atua na região com freqüentes ataques a Israel.
d) Ao lado do Hammas, o Hezbollah é um grupo palestino que tem sua base na Faixa de Gaza.
e) A partir da Cisjordânia, o Hezbollah faz incursões a Israel e reivindica a devolução dessa importante e fértil região.
04- (UFSCAR 2007) O Oriente Médio é, historicamente, zona de tensões entre povos, nações e países. Em 2006, ocorreram conflitos armados nas fronteiras de Israel, Palestina e Líbano, envolvendo exército e grupos armados. Sobre os conflitos analise as afirmações a seguir.
1. O grupo Hammas acusado por Israel pela morte e seqüestro de soldados na região da Faixa de Gaza, é um movimento que luta pela formação do estado independente da Palestina e se opõe a existência do estado de Israel.
2. O grupo Hezbollah luta pela desocupação israelense dos territórios de Gaza e Golan e pela demarcação de Jerusalém como território independente, devido a sua importância religiosa para católicos, judeus e mulçumanos.
3. Alem dos conflitos de ordem histórica, religiosa e política, a região apresenta tensões decorrentes da escassez de recursos hídricos, como o interesse de controle das nascentes do rio Jordão.
4. Uma das zonas de tensão é a fronteira do Líbano, onde se encontram as nascentes do rio Jordão, área estratégica para o acesso e controle da água doce disponível na região. Estão corretas as afirmações:
a) 1 e 3, apenas; c) 2 e 3, apenas; e) 2 e 4, apenas; b) 1 e 4, apenas; d) 3e 4, apenas;
05- “Em outras palavras, precisamos construir pelo menos a plataforma certa que dê segurança as pessoas para que não fiquem vendo funerais na TV, que aumentam a tensão e a raiva. Precisamos controlar a violência para dar espaço ao processo de conversa e construção de confiança, e que deixem especialmente os palestinos viverem suas vidas normalmente”. Tony Blair – Citado em Carta Capital nº 162 – 24/10/2001. A declaração do Primeiro Ministro inglês traduz a pressão britânica e norte-americana para um avanço no entendimento entre Israel e a Autoridade Palestina. Entre outras razões para esta pressão, pode-se assinalar:
a)O apoio unilateral das potências ocidentais no sentido da criação de um estado palestino;
b) Uma tentativa de isolar o apoio israelense dado ao Iraque;
c) A preocupação das potências ocidentais em controlar as jazidas petrolíferas da Cisjordânia;
d) Uma tentativa de minimizar a reação das populações mulçumanas à intervenção militar norte-americana no Afeganistão.
e) O abandono definitivo a política pró – israelense dos EUA no Oriente Médio.
06-(UPE) “A região é habitada majoritariamente por muçulmanos. A disputa pela área é considerada um dos principais focos de tensão na Ásia. Os dois países que participam dessa disputa têm capacidade nuclear, o que apresenta um grande perigo potencial. Depois de um cessar-fogo, que vigorava desde 2001,os conflitos voltaram a intensificar em 2002, com atentados separatistas islâmicos.” Com base nessa informação, identifique esse foco tensão.


a) Chechênia b)Afeganistão c)Islamabad d)Nepal e)Caxemira


07- (Furg- RS) Os conflitos nacionais são também conflitos sociais. Por exemplo, na região do Ulster, a discriminação histórica da população protestante contra a população católica fez com que essa minoria nacional e religiosa se tornasse uma camada socialmente proletarizada. A afirmativa se refere:


a) Á questão irlandesa. b) Á questão basca. c)Aos conflitos nos Balcãs.


d)A um dos conflitos do Oriente Médio. e)Ao conflito na Chechênia.


08- (FGV) Considere as características a seguir:


I.A maioria da população é protestante.


II. A maioria da população é católica.


III. Os protestantes lutam pela fusão com a República da Irlanda.


IV. Os católicos lutam pela fusão com a República da Irlanda.


V. Chamada também de Ulster, continua ligada ao Reino Unido.


VI. Os nacionalistas mais exaltados partiram para a luta armada, dando origem ao IRA.


Assinale a alternativa que contém características da Irlanda do Norte:


a)I, III e V. b)II, IV e VI c)II, III, V e IV. d)I, IV, V e VI e)II, IV, V e VI

8 comentários:

Unknown disse...

eu achei esses videos mto interessantes
este cap. de terrorismo é mto legal.

Graça disse...

Sergio, me mande o gabarito da atividade sobre terrorismo.
Obrigada. Graça
graçateixeira@hotmail.com

Anônimo disse...

me manda o babarito por favor de TERRORISMO
sisleudoboy@hotmail.com

Anônimo disse...

me mande o gabarito da atividade sobre terrorismo, por favor
jeijeirc@hotmail.com

obrigado.

Anônimo disse...

Me passao gabarito dessas questões,
marlon_fockink@hotmail.com

obrigado.

Anônimo disse...

Me manda o gabarito please! Mayk19_733@hotmail.com

Laliter para siempre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jessica disse...

Me manda o gabarito pf! jessica.cristina.fonseca@hotmail.com
Obg

Animação Soviética sobre a Guerra Fria

Se preferir assistir pelo youtube o endereço está aqui embaixo. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=N4lZ0PGTpes