Olá!

Seja bem vindo ao Geofácil.








Este blog foi desenvolvido para o trabalho da disciplina de Geografia e áreas afins com estudantes do Ensino Básico. Caso necessite de algum gabarito ou outras informações, o e-mail é sergiogta2007@hotmail.com

Que Deus abençoe poderosamente a sua vida



Seguidores

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

ESTADOS UNIDOS

Questões sobre os Estados Unidos da América destinada aos alunos da 7ª Série/8º ano e Ensino Médio
1- Nicholas Brady, ex-secretário do Tesouro norte-americano, elaborou na década de 80 o Plano Brady, que ajudou a resolver a crise da dívida da América Latina na década passada. A crise ameaçava o sistema bancário dos EUA, credor da dívida. Um dos países para o qual esse Plano foi mais efetivo tornou-se parceiro econômico dos EUA em uma organização importante dentro da nova ordem mundial.
Destaque o país e a referida organização:
a) Canadá – NAFTA
b) Rússia – OTAN
c) China – APEC
d) México – NAFTA
e) Japão – APEC
2 “... Os produtos finais têm alto valor unitário, o que reduz a importância dos custos de transporte. Por outro lado, mão-de-obra científica e técnicos altamente qualificados, e intensos investimentos de capital constituem as exigências cruciais para o sucesso desses empreendimentos. Assim, centros empresariais de alta tecnologia disseminaram-se por uma grande variedade de novas localizações, distantes das regiões industriais tradicionais. A eletrônica, a informática, a biotecnologia, a bélica – exemplificam novas localizações.” Essa concentração de indústrias de ponta pode ser encontrada:
a) no Vale do Silício (Califórnia – EUA)
b) no Vale do Hoang-hô. (China)
c) no ABC paulista.
d) no litoral Atlântico do México.
e) na região metropolitana de Paris.
03- Assinale a alternativa que contempla as principais características do Vale do Silício (Silicon Valley), nos EUA.
a) Formado pela erosão glacial, constitui-se numa área de preservação permanente onde se destacam as faias, sequóias e bétulas, espécies típicas da floresta boreal.
b) É uma das principais áreas de extração mineral, sobretudo de silício, cobre e ferro, altamente prejudicada pela degradação do meio ambiente.
c) Também conhecido por cinturão agrícola (belt's), constitui-se na principal área produtora de cereais dos EUA, sobretudo de milho e trigo, além da pecuária intensiva.
d) Localizado no nordeste dos EUA, constitui-se numa área de antiga concentração industrial, destacando-se as indústrias de bens de produção pela abundância de matérias-primas, energia e mão-de-obra e pela facilidade de transporte.
e) Localizado no oeste dos EUA, próximo a importantes centros de pesquisa, forma um complexo industrial com destaque para os ramos típicos da 3º Revolução Industrial.
04- Nos Estados Unidos os maiores aglomerados urbanos estão na:
a) costa nordeste e região dos grandes lagos.
b) região norte, nas proximidades do Canadá.
c) costa do Pacífico.
d) região sul e na região do delta do Mississipi.
e) fronteira com o México.
05- Em relação à agricultura dos Estados Unidos, é INCORRETO afirmar:
a) Caracteriza-se pela presença de cinturões agrícolas ou "belts".
b) Apresenta um elevado grau de mecanização.
c) Detém o maior índice de produtividade do planeta.
d) Caracteriza-se pela agroindústria.
e) Caracteriza-se por empregar a maior parte de sua população em atividades agrícolas.
06- Miséria, escassez e má distribuição de alimentos, desnutrição e degradação ambiental continuam afligindo o mundo. A chamada "Revolução Verde", baseada na utilização de tecnologias intensivas em insumos, ocorreu sem a devida distribuição de terras e também contribuiu para a expansão da erosão dos solos, a poluição das águas e perda da biodiversidade. Com relação à "Revolução Verde", são feitas as seguintes afirmações.
I. Os sistemas de cultivo predominantes são as policulturas geneticamente heterogêneas.
II. Tem maior produtividade em termos de mão-de-obra e gera retorno econômico mais rápido do que os sistemas agroecológicos.
III. Utiliza o conhecimento tradicional e incentiva a participação das comunidades locais.
Quais estão corretas?
a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) Apenas II e III.
07- Favorecido pela proximidade das jazidas de ferro e de carvão, bem como pela riqueza hidroviária, o grande complexo industrial dos Estados Unidos, particularmente a industria pesada, se acha localizada sobretudo:
a) na Região das Rochosas
b) no Nordeste e Grandes Lagos
c) nas Planícies Centrais
d) no Vale do Mississipi e Golfo do México
e) na Costa do Pacífico
08- Dentro da tendência econômica mundial da globalização e cooperação internacionais, os países mais desenvolvidos têm procurado formar blocos de influência direta, ou seja, áreas sobre as quais exerçam domínio e que permitam seu fortalecimento no cenário mundial. Os EUA, mantendo seu grande poder e influência, voltam-se com mais intensidade para seus vizinhos: Canadá e México, formando o bloco:
a) NAFTA b) OEA c) ODECA d) AELC e) ALADI
09- A indústria de alta tecnologia – eletrônica e informática, biotecnologia e química fina, aeroespacial e bélica – reflete, nas usa opções de localização, uma reação às aglomerações industriais. Esses setores industriais procuram novas localizações nos subúrbios afastados dos núcleos metropolitanos ou em pequenas cidades interioranas. Por outro lado, mão – de – obra cientifica e técnica altamente qualificada e intensos investimentos de capital constituem as principais exigências para o sucesso desses empreendimentos. A região abaixo que apresenta as características do texto é a(o):
a) Região dos Grandes Lagos (EUA);
b) Vale do Silício, na Califórnia (EUA);
c) Bacia de Londres (Inglaterra);
d) Vale do Ruhr (Alemanha);
e) Vale do Damodar (Índia);
10- O Manufacturing Belt no Nordeste americano apresentava, na década de 50, cerca de 69% da produção industrial dos Estados Unidos, baixando essa participação, três décadas depois, para 48%. Milhões de trabalhadores migraram para o Sul e o Oeste que despontavam como áreas mais dinâmicas. O mesmo Manufacturing Belt, orgulho dos americanos, ganhava uma nova designação pejorativa – o Rust Belt – o “cinturão da ferrugem”
Assinale a alternativa que melhor se relaciona ao texto:
a) A sociedade industrial norte-americana se reestrutura frente as novas exigências do mercado mundial.
b) A terceirização das atividades econômicas no Leste americano tem promovido o intervencionismo do Estado, para garantir a estabilidade do emprego de milhares de americanos. c) Os investimentos das grandes transnacionais americanas no exterior esvaziaram a produção industrial e aumentaram o desemprego.
d) A redução contínua das taxas de natalidade e o crescimento da imigração tem provocado sucessivas crises sociais na classe operaria norte – americana.
e) O espaço geoeconômico norte – americano esta se reorganizando com o surgimento de novos pólos industriais.

Nenhum comentário:

Oriente Médio

Assista também aos vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=Hn96hId_4B0 https://www.youtube.com/watch?v=vCxq0bduGgg