Olá!
Seja bem vindo ao Geofácil.
Que Deus abençoe poderosamente a sua vida
Quem sou eu
Seguidores
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Atividades sobre População - Terceirão
01: Acesse: http://veja.abril.com.br/infograficos/censo-2010/censo-2010-populacao.html
Sobre Guarantã do Norte (você pode usar busca na parte inferior da página ou clicar sobre a cidade) responda:
a) População total em 2010;
b) Taxa de crescimento dos últimos 10 anos;
c) População masculina e feminina;
d) População rural e urbana;
Assista ao Vídeo disponível na pagina com a fala do presidente do IBGE Eduardo Pereira Nunes:
e) Como Eduardo Pereira Nunes, Presidente do IBGE classifica a redução do crescimento das megacidades brasileiras? Que argumento ele usa, para defender seu ponto de vista? Você concorda? Justifique
02: Acesse o link: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/populacao-brasileira-e-de-190-732-694-pessoas-revela-censo e faça um resumo das informações acessadas (quais os estados mais populosos, os que mais cresceram, o percentual por região, etc.)
Observe o gráfico: Numero de habitantes no Brasil e responda:
a) A partir de quando a população brasileira passa ter um crescimento rápido? Que fatores estimularam esse crescimento?
03: Clique no link: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/novo-panorama-imigracao-brasileira-625785.shtml
a) Qual é a década de maior crescimento natural do Brasil?
b) Nos últimos 50 anos, o estado de São Paulo foi o principal destino de migrantes de outras regiões brasileiras. Faça uma breve lista dos motivos que transformaram o estado um atrativo para migrantes.
c) Atualmente as estatísticas vêm mostrando que a migração interna para São Paulo vem diminuindo. Explique porque.
domingo, 5 de junho de 2011
Atividades sobre População 2
01- (UNEAL) Analise o gráfico.

href="http://www.geografiaparatodos.com.br/">http://www.geografiaparatodos.com.br/. Adaptado)
A partir dos índices apontados no gráfico e de conhecimentos sobre os países mais populosos do mundo, as letras A, B, C, D e E correspondem, respectivamente, a
a) Estados Unidos, China, Índia, Indonésia e Brasil.
b) China, Índia, Estados Unidos, Indonésia e Brasil.
c) Brasil, Índia, Estados Unidos, China e Indonésia.
d) China, Índia, Indonésia, Brasil e Estados Unidos.
e) Estados Unidos, Brasil, Índia, China e Indonésia.
02- (UNEMAT) Sobre a População Brasileira é correto afirmar.
a) Apresenta alto grau de movimentação interna, sendo o Centro-Oeste a região de maior repulsão populacional.
b) A taxa de fecundidade da população brasileira vem aumentando significativamente no país.
c) A maioria da população brasileira está concentrada na faixa oeste do país, em que podem ser encontradas áreas com densidades superiores a 100 hab./km2. Já a porção leste do país é bem menos povoada, com predomínio de densidades inferiores a 10 hab./km2.
d) A partir de meados da década de 1960, a população urbana passa a ser mais numerosa que a população rural, em razão da industrialização que se acentua desde o final da década de 1950, provocando migrações do campo para a cidade.
e) A população absoluta do Brasil e sua grande extensão territorial permitem-nos classificar o país como muito povoado, porém pouco populoso.
03- (MACK)
O Brasil em 2020
Será, é claro, um Brasil diferente sob vários aspectos. A maior parte deles, imprevisível. Uma década é um período longo o suficiente para derrubar certezas absolutas (ninguém prediz uma Revolução Francesa, uma queda do Muro de Berlim ou um ataque às torres gêmeas de Nova York). Mas é também um período de maturação dos grandes fenômenos incipientes — dez anos antes da popularização da internet já era possível imaginar como ela mudaria o mundo. Da mesma forma, fenômenos detectáveis hoje terão seus efeitos mais fortes a partir de 2020.
David Cohen, Revista Época, 25/05/2009
Com base no enunciado, observe as afirmações abaixo, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) A diminuição da fecundidade no Brasil deve-se às transformações econômicas e sociais que se acentuaram na primeira metade do século XX devido à intensa necessidade de mão de obra no campo, inclusive de mulheres, fato este que elevou o país ao patamar de agrário-exportador.
( ) Devido à mudança do papel social da mulher do século XX, ela deixa de viver, exclusivamente, no núcleo familiar, ingressando no mercado de trabalho e passando a ter acesso ao planejamento familiar e a métodos contraceptivos. Esses aspectos, conjugados, explicam a diminuição vertiginosa das taxas de fecundidade no Brasil.
( ) As quedas nas taxas de natalidade de um país levam, ao longo do tempo, ao envelhecimento da população (realidade da maioria dos países desenvolvidos). Neste sentido, verifica-se uma forte tendência a um mercado de trabalho menos competitivo e exigente, demandando menos custos do Estado com os aspectos sociais.
Dessa forma, a sequência correta, de cima para baixo é
a) VVV.
b) FVV.
c) VVF.
d) FVF.
e) VFV.
04- (UEL) Da Copa de 1970 à Copa de 2010, a população brasileira passou de 93.139.037 para uma população estimada em 193.114.840 habitantes (IBGE - Popclock em 23 jun. 2010).
Com base nos conhecimentos sobre a dinâmica do crescimento vegetativo da população no Brasil, ao
longo desses 40 anos, assinale a alternativa correta.
a) A taxa de crescimento anual da população brasileira foi maior na primeira década do século XXI que nos anos 1970, apesar da estabilização da taxa bruta de mortalidade.
b) A contínua redução da taxa de fecundidade explica a queda na taxa de crescimento anual da população, apesar de o número total de habitantes ter mais que dobrado.
c) Nas duas últimas décadas, apesar do aumento das taxas brutas de natalidade, as taxas anuais de crescimento vegetativo da população brasileira se estabilizaram devido ao comportamento do saldo migratório.
d) O crescimento absoluto de aproximadamente 100 milhões de habitantes foi proporcionado pela elevação das taxas de fecundidade no Brasil ao longo do período.
e) O fato de a população absoluta ter mais que dobrado no período se deve ao saldo migratório positivo ocasionado pela absorção de centenas de milhares de imigrantes italianos e japoneses.
05- (PUCRIO)
Assinale a interpretação correta para o cartograma acima.
a) As taxas de mortalidade infantil no continente africano são elevadíssimas.
b) O continente africano é o que possui a menor expectativa de vida do mundo.
c) A África é um continente com baixa presença de mão de obra infanto-juvenil.
d) O fluxo migratório interno do continente africano é limitado à sua faixa central.
e) A natalidade nos extremos sul e norte da África é menor do que a da sua região central.
06- (PUCPR) A estrutura demográfica brasileira caracteriza-se por:
a) Aumento nas taxas de fecundidade e natalidade e aumento nos indicadores de mortalidade infantil, indicando aumento do crescimento vegetativo.
b) Aumento da fecundidade, redução da expectativa de vida e aumento das imigrações, indicando crescimento da população adulta.
c) Aumento da expectativa de vida, diminuição das taxas de fecundidade e de mortalidade e aumento da população com idade superior a 60 anos.
d) Aumento da natalidade e da expectativa de vida, indicando crescimento demográfico significativo da população de 0 a 5 anos.
e) Aumentos das emigrações, indicando a falta de perspectivas de vida e decréscimo na quantidade de população jovem e adulta.
07- (UEPI) A distribuição desigual da população na superfície terrestre leva à existência de regiões densamente povoadas e de regiões subpovoadas. São exemplos de áreas densamente povoadas:
a) Europa Setentrional e Meridional.
b) Ásia de Sudeste e Europa Centro-Ocidental e
Meridional.
c) Ásia de Sudoeste e África Meridional.
d) Oriente Médio e Oceania.
e) Kalaari e África Setentrional.
08- (FEI) Para responder à questão, analise o gráfico a seguir:
Desde a década de 1970 observa-se uma queda significativa da taxa de natalidade no Brasil. Sobre os motivos desta queda, assinale a alternativa incorreta:
a) Aumento da idade média para os casamentos.
b) Aumento da taxa de fecundidade.
c) Urbanização da população.
d) Uso de métodos anticoncepcionais.
e) Aumento do nível de escolaridade da população.
09- (UEG – Adaptada) Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010 o município de Guarantã do Norte possuía uma área de 4.735,331 km2, uma população total de 32.216 habitantes, sendo 74,4% residentes na área urbana e 25,5 residentes na área rural. Com base nesses dados, a densidade demográfica do município de Guarantã do Norte correspondia em 2010 a:
a) 9,7 hab/km2
b) 6,80 hab/km2
c) 32,216 hab/km2
d) 22,3 hab/km2
População das cidades brasileiras - VEJA.com
População das cidades brasileiras - VEJA.com
Animação Soviética sobre a Guerra Fria
Se preferir assistir pelo youtube o endereço está aqui embaixo. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=N4lZ0PGTpes
-
01- Um avião concorde decola de Londres quando os relógios locais marcam 12 horas. Voa diretamente para Brasília, em sentido contrário ao d...
-
Observe o mapa – mundi de fusos horários e responda as questões 1 e 2: Disponível em: http://professorrafaelfazzio.blogspot.com/2010_03_01_...
-
Guarantã do Norte, uma cidade com apenas 27 anos de emancipação política, a 720 km da capital Cuiabá, toda pavimentada, com Aeroporto Munici...